ARQUITETAS E ARQUITETOS NEGROS PELO MUNDO
MAPEAMENTO DA PRESENÇA NEGRA NO CAMPO DA ARQUITETURA, URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO [2017-2021]

Emanuel Admassu
Nascimento
​
Addis Adeba, Etiópia
​
Biografia
​
Emanuel Admassu nasceu em Addis Adeba capital e maior cidade da Etiópia e mudou-se para Nova York nos Estados Unidos aos 14 anos. Graduou-se em arquitetura pela Southern Polytechnic State University, na Marietta no Estado da Geórgia - EUA com duração de 6 anos entre 2002 e 2007, fez mestrado nos anos de 2011 e 2012 em Design Arquitetônico Avançado, pela Columbia University e desenvolveu pesquisas avançadas em arquitetura, estudando sistemas de organização adaptativos no contexto urbano de Addis Ababa na Etiópia, também na Columbia University, em Nova York nos anos de 2012 e 2013.
​
Em suas práticas de ensino, pesquisa e design tem se empenhado em investigações relacionadas à problemas associados à condição diáspora, como a construção dos mercados urbanos na África Oriental ou as construções pré-modernas em tijolos nos impérios Chinês e Persa na Ásia. Desenvolve projetos colaborativos com práticas criativas e interdisciplinares.
​
É sócio e fundador da Ad Wo Together juntamente com a musicista Jen Wood. Leciona como professor assistente da Rhode Island School of Design tendo já ministrado aulas na Universidade de Columbia - Gsapp e trabalhado em Atlanta e Nova York. Sua empresa, AD-WO, desenvolve projetos variados em todo o mundo como: o empreendimento residencial em Addis Ababa (Etiópia), o mercado em Estocolmo (Suécia) , o centro comunitário em Sari-myeon (Coréia do Sul). Além de trabalhos colaborativos, entre eles destaca-se sua colaboração com o artista de animação Ezra Wube, “South of the Sahara: Accelerated Urbanism in Africa”, exibido em exposição no Museu de Arte de Telaviv; e a exibição “Video Studio: Meeting Points” no The Studio Museum, no Harlem.
​
Participou da pesquisa e exposição “African Mobilities: Kampala como uma cidade de refúgio”, na qual realizou palestra pública com o tema: Zona de Contato – Identidades Construídas dos Mercados Urbanos da África Oriental. O projeto “African Mobilities” propõe uma colaboração interdisciplinar entre arquitetura e antropologia, a fim de explorar as maneiras pelas quais refugiados estão ativamente transformando o ambiente social, econômico e construído em Kampala. Ele combina representações históricas e contemporâneas de bens, modas, edifícios e espaços na cidade, a fim de chamar a atenção sobre as maneiras pelas quais os influxos de refugiados tem formado ambientes urbanos africanos e especulam sobre as maneiras pelas quais influxos contínuos podem moldar cenários urbanos futuros.
Fonte
https://contactout.com/Emanuel-Admassu-1918206
https://allevents.in/kampala/public-lecture-by-emanuel-admassu/1834693366860681 https://www.risd.edu/people/emanuel-admassu/
http://www.arpajournal.net/menged-merkato/
https://danaelkis.com/South-of-the-Sahara-accelerated-urbanism-in-Africa
​
Projetos
​
Menged Merkato, Addis Adeba – Etiópia
Ketchene - Addis Ababa, Ethiopia
College Hill - Providence, Rhode Island
Old Airport - Addis Ababa, Ethiopia
​
https://www.instagram.com/ad__wo/
​
Vídeo
This is an excerpt of a stop motion animation by Ezra Wube based on an on-going research project by AD-WO. The animation was produced for an exhibition at the Tel Aviv Museum of Art, South of the Sahara: Accelerated Urbanism in Africa
​