top of page

Alocamos nesse espaço algumas palestras, debates e conferências que articulam a discussão do campo da arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, com a questão racial. Desde o início da pesquisa em 2017 um aumento considerável do número de iniciativas e eventos voltados para essas dimensões, sendo que nos últimos dois anos, em decorrência da pandemia da COVID-19, muitas atividades passaram a ocorrer no ambiente virtual. Elencamos algumas delas na relação abaixo. Na playlist do canal do Youtube do Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território poderão ser encontradas além desses, outros vídeos disponibilizados.

 
[2014] Sundial: Radical Imaginaries in an Afro-Future City
Local: GSAPP - Columbia (NY)
Realização: Studio-X Johannesburg + Instituto de Pesquisa em Estudos Afro-Americanos (IRAAS)
Resumo: 
Se a cidade nos séculos XIX e XX foi um nexo de transformação, um ponto de apoio da modernidade, dentro da diáspora africana, o que o repensar e repensar a cidade cria para futuros habitantes urbanos? Que novos tipos de urbanidade e imaginários radicais se tornam possíveis? Essa discussão entre arquitetos, urbanistas, curadores e historiadores de arte considerará como arte, arquitetura, literatura e cinema imaginaram os lugares e espaços de uma cidade afro-futurista.

Vídeos do evento disponível em:

Parte 01: https://youtu.be/KYDCL4VDndo

Parte 02: https://youtu.be/pQxhVcv2swo 

 

[2014]Exposição: Africa Big Change Big Chance

(Triennale Di Milano - Curadoria Benno Albrecht)

Resumo:

La Triennale di Milano apresenta "AFRICA Big Change Big Chance". A exposição, com curadoria de Benno Albrecht, explora e reflete sobre as transformações urbanas e arquitetônicas e as grandes mudanças que o continente africano enfrenta, que vão desde grandes mudanças demográficas a mudanças climáticas e sociais."Mudança" refere-se particularmente à concentração urbana, enquanto "Chance" é personificado pelos protagonistas da arquitetura africana, da Segunda Guerra Mundial ao modernismo tropical, até hoje; intérpretes de uma arquitetura focada nas questões mais amplas do cenário e da intervenção urbana em geral.

Links de produtos disponível em:

https://divisare.com/projects/312492-benno-albrecht-atelier-xyz-africa-big-change-big-chance-triennale-di-milano

https://www.academia.edu/25038915/Africa_Big_Chance_Big_Change._Continental_Architectures

​


[2015] Black In Design

Harvard University Graduate School of Design African American Student Union (GSD AASU)
Resumo
Esta conferência foi organizada para abordar o tema da justiça social sob a perspectiva do design, enfatizando a importância da compaixão no espírito do design e com o objetivo de reconhecer as contribuições dos descendentes de africanos ao campo do design e, assim fazendo, ampliar a definição de designer. Uma série de conversas, incluindo estudantes, professores e convidados, considerará o design na escala do prédio, bairro, cidade, região e globo.

Organizado pelo Sindicato de Estudantes Afro-Americanos da Harvard GSD com o apoio do Centro Conjunto para Estudos de Habitação, Centro Hutchins para Pesquisa Africana e Africana Americana, Loeb Fellowship da Harvard GSD, Dean's Diversity Initiative na Harvard GSD e H-OAP

Vídeos do evento disponível em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqxr4aBubkPZl_xBLv-bE0EykHKUv4ie3


[2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2021] Seminário Salvador e Suas Cores  -  Etinicidade

Resumo:                                        

O ''5a. Seminário Salvador e Suas Cores - Ano 2019: Racismo, Diáspora e Cidade em África e Brasil’’, propõe-se a realização de um evento internacional que conecte a África ao Brasil no campo disciplinar da Arquitetura e do Urbanismo, trazendo o racismo no espaço urbano e a segregação étnico-racial existentes nas cidades africanas e brasileiras. Busca-se traçar um paralelo entre os processos de racionalização das cidades brasileiras e africanas imersos em um processo contínuo de diáspora. O seminário internacional busca consolidar e desenvolver o campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo no Brasil nos chamados ‘’Estudos Africanos’’ e ‘’Afro-brasileiros’’ trazendo visibilidade para a produção da Arquitetura e Urbanismo em África, assim como a produção da cidade e da arquitetura realizadas pelo Negro no Brasil, que não são tratados nos currículos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, sempre vinculados às referências europeias e norte-americanas. Pretende-se uma construção de repertório crítico de referenciais arquitetônicos e projetos urbanos dentro de um campo de força de disputas étnico-raciais em África e Brasil. Descolonização do pensamento com a problematização da relação sul-sul, Brasil-África, notadamente, na relação de colonização, descolonização, neocolonização nos países africanos e suas relações diaspóricas com o Brasil.

Site do Grupo: http://etnicidadesufba.blogspot.com/

Site do evento:  https://salvadoresuascores.wixsite.com/saesuascores2019


​

[2016] Other Desires: The African City

(Columbia GSAPP)
Resumo:
Outros Desejos: A Cidade Africana, examina as maneiras pelas quais a rápida urbanização no continente africano no século XXI deu origem a especulações crescentes sobre as cidades africanas como locais de inovação e criatividade entre os praticantes do espaço, artistas e músicos, bem como instituições culturais, econômicas e acadêmicas globais. A conferência que se desenrolaram neste dia consideraram práticas espaciais emergentes, narrativas e identidades urbanas nas cidades africanas, assim como as maneiras pelas quais as cidades africanas fornecem uma estrutura conceitual pela qual tensionam noções de desejo, libertação, beleza, memória, reinvenção de tradições e pertencimento que a cidade moderna incorpora.

Vídeos do evento disponível em:

https://youtu.be/z7ifTewV_FE  
https://youtu.be/cNyTsEM2EVs

https://youtu.be/Vhph8fWYnN4

https://youtu.be/UXMg0tHB5kY 
https://youtu.be/YEpwAtK1Ius

 

[2016] Why Does Black Art Matter Now: Speculative Design Propositions

(CCAP - Center for African American Poetry and Poetics - University of Pittsburgh)
Resumo: 
O CCAP recebeu os arquitetos Mitch Mcewen, Imani Day e Mario Gooden, para a conferência "proposições de design especulativo" em resposta a vencedora do prêmio National Book Award, "Voyage of the Sable Venus", de Robin Coste Lewis. Após as proposições, Lewis responde. A co-diretora da CAAPP Dawn Lundy Martin lidera a sessão de perguntas e respostas.

Vídeos do evento disponível em:

https://youtu.be/XoB2CDJlIy4 
 

[2016] Salon Series: (Black) Sexuality and Space
Storefront for Art and Architecture (NY)

Com Mario Gooden, Mabel Wilson e Meredith TenHoor
Resumo:
Azurest South é uma casa modernista pouco conhecida de Amaza Lee Meredith, uma arquiteta negra autodidata da Virgínia a partir da década de 1920. A casa, desenhada por Meredith para si e para seu parceiro, estava radicalmente afastada do ambiente. 
Salon Series: (Black) Sexualidade e Espaço reúne Mario Gooden, Mabel Wilson e Meredith TenHoor para discutir a ressonância contemporânea de Azurest South, que apresenta complexas negociações sobre as noções de espaço público e privado e retrabalha as formas masculinistas do modernismo.
Impulsionado pelas linhas de investigação abertas por Mario Gooden em seu recém-lançado Dark Space: Arquitetura, Representação, Identidade Negra, esta série de salão discutirá arquitetura, representação, gênero e raça no que se refere a Azurest South. Colocando a casa dentro do contexto de projetos como a Casa de Josephine Baker, de Adolf Loos, os participantes irão explorar como o Azurest South se baseia em tropos e noções de identidade específicos para comunicar seu significado. Os participantes questionarão as implicações do projeto e perguntarão
como poderia informar futuras abordagens da prática espacial que abordam gênero e raça.

Vídeos do evento disponível em:

https://youtu.be/89ohfEdr4vE

​

[2017] Black In Design
Harvard University Graduate School of Design African American Student Union (GSD AASU)
Resumo
Organizada pela Escola de Graduação em Design da Universidade de Estudantes Afro-Americanos (GSD AASU), A Conferência Black in Design,  reconhece as contribuições da diáspora africana para os campos do design e promove o discurso em torno da agência da profissão de design para abordar e desmantelar barreiras institucionais enfrentadas por nossas comunidades.

Com base na Conferência do Black in Design em 2015, as conferência foram elaboradas tendo como foco discutir sobre nossa agência como projetistas capazes de vislumbrar futuros mais radicais e equitativos.

Embora o clima político que enfrentado hoje seja tênue, as forças da injustiça sistêmica não são novas. Pretende-se explorar o design como resistência e mostrar como os designers são defensores e ativistas, destacando as contribuições feitas pelos líderes em campos não tradicionais na criação de espaços para ações e representações de resistência. Através dessa exploração, o evento visa ampliar a definição de design, entendendo-a através das lentes desses visionários e seu trabalho.
Design é ativismo
Design é construção de coalizão

Vídeos do evento disponível em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqxr4aBubkPaZrylp5V72VlSc5s2Jv41u

​

[2017]Roda de diálogo "Cidade e Negritude: um diálogo entre Dança, Literatura e Políticas Urbanas" (Lugar Comum, fev, 2017)

Resumo:

Proporão um diálogo crítico da relação entre Cidade e Negritude, através de um encontro de três pesquisadoras e das suas abordagens, a partir da dança, da literatura e das políticas urbanas Ana Pi, Gabriela Leandro  e Glória Cecília. buscamos refletir sobre como a relação entre Cidade e Negritude aparece em cada uma destas abordagens? Quais são as questões específicas e comuns, que atravessam estes diferentes objetos e seus sujeitos? Quais perspectivas atualizadas do direito à cidade, são apontadas através destas problematizações?

Fonte:https://www.archdaily.com.br/br/805094/cidade-e-negritude-um-dialogo-entre-danca-literatura-e-politicas-urbanas

Vídeo aqui: https://bit.ly/2ztAADD

​

[2018] Lecture Series Spring 2018 - Sharon Sutton: When Ivory Towers Were Black
The University of New Mexico
Resumo:
Conferência de Sharon Sutton, professora Emerita, da Universidade de Washington e professora visitante da Parsons School of Design, no qual apresentou seu livro "Quando as torres de marfim eram negras: lições em re-imaginando universidades + comunidades".

Vídeos do evento disponível em:

https://youtu.be/Gd_slWqhrPE

​

[2018] Munich Exchange Conference - African Mobilities
Architekturmuseum der TUM

Temas abordados: Cartographies: Im/mobility as Disruption; Other Texts: Protagonists, Narratives and Strategies; Prototype: Design as Critical Intervention

Resumo:

A exposição African Mobilities: Este não é um campo de refugiados realizada no dia 26 de abril de 2018 foi uma das 7 trocas realizadas em cidades de toda a África e Nova York, cada uma delas representada no grupo de cerca de 25 pessoas que passaram o dia no Fórum Vorhoelzer. Além disso, estudantes da TU München e alguns visitantes locais entraram e saíram do Fórum durante a conferência. Foi aberta pelo professor Andres Lepik e pelo curador da Mobilities Africanas, Dr. Mpho Matsipa, do Instituto Wits City, Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo. A conferência sublinhou a importância da mobilidade intelectual na África, que é um dos temas abordados pela exposição. Isso inclui tanto a reunião de intelectuais para trocar idéias quanto a disseminação de idéias entre pessoas fora desses círculos intelectuais. A apresentação de Mabel Wilson e Mario Gooden, por exemplo, usando uma análise da via expressa em Nova York, discutiu a instrumentalidade dos arquitetos na organização de espaços e sistemas nos quais corpos negros e africanos são ou não estão livres para se mover. Isso enfatizou a importância dos arquitetos, incluindo todas as pessoas em sua visão.

Vídeos do evento disponível em:

https://youtu.be/uAJKM4IP_NU
https://youtu.be/NKXznIF_lZo
https://youtu.be/ksR9TG7cdog

​

[2018] Debate "Elas, a Negritude e a Cidade" 

           Resumo:

Foi realizado um debate sobre questões de raça e gênero na vivência e construção das cidades com mesa formada por mulheres negras no contexto de promoção e divulgação do financiamento coletivo para o lançamento da Revista Arquitetas Negras. Com a presença das arquitetas urbanistas Bárbara Oliveira (coordenadora do Projeto Arquitetas Negras) e Luana Alves (NGPD/MINAS), pelas estudantes de arquitetura Beatriz Melo e Magdala Gomes e por Patrícia Naia (integrante do Slam das Minas PE), que irão trocar vivências e conhecimentos sobre o tema proposto.

Fonte:https://www.facebook.com/events/508912012918670/

​

[2018]Exposição: arquitetas negras: onde estão as mulheres negras na arquitetura e urbanismo? (CAU USU - RJ, nov, 2018) 

​

O evento discutiu a arquitetura produzida por mulheres negras. “Arquitetas Negras: formação, profissão e cidade” abordou os coletivos negros de estudantes de arquitetura e urbanismo; atividade profissional e o mercado de trabalho; e a descolonização do pensamento sobre as cidades. Confira a programação completa abaixo.

 

[2019, 2021] Partilhas Transatlânticas - Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território

​

Resumo:

Recebeu a Arquiteta e pesquisadora cabo-verdiana Patti Anahory, que partilhará experiências, pesquisas e projetos nos quais tem participado em Cabo Verde e outros países africanos. Temos como guia para esses diálogos transatlânticos entre Salvador e Cabo Verde, algumas palavras chaves, como memória, história, narrativa e cidade. Para uma serie de atividades, palestras e vivencias.

Fonte: https://ppgau.ufba.br/partilhas-transatlanticas

Mídia: https://www.instagram.com/corpo.discurso.territorio/?hl=pt-br

 

 

[2018, 2019]Debate: "Escurecendo ideias: raça, assessoria técnica e urbanismo"

(Curiar Emau Ufba, nov 2018, 2019)

Resumo:

Em novembro mês da consciência negra o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura FAUFBA realizou um debate sobre a relação de assessoria técnica, urbanismo e raça tendo em vida que grande parte do nosso país é alto construção realizada por pessoas negras.

Fonte:https://www.instagram.com/curiar.ufba/?hl=pt-br

​

​

[2018,2019,2020COPENE

 

Em 2018 o COPENE Inclui em seu congresso a  sessão temática Arquitetura e Urbanismo Africano e Afro-brasileiro no X Congresso de Pesquisadores Negros . 

​

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores/as, profissionais da educação básica e ativistas do movimento social para o XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – XI COPENE, evento que ocorrerá com atividades remotas entre os dia 09 e 12 de novembro de 2020 e atividades híbridas - com parte remota e parte presenciais - a serem realizadas na semana da África com abertura em 23 de maio e atividades de 24 a 26 de maio de 2021 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba/PR.

​

 [2021] Congresso UFBA

 

Mesa Redonda : Paisagens Urbanas: dimensões discursivas e imagéticas 

Essa mesa contou com a presença da  graduanda Vitória Maria Matos (FAUFBA), do arquiteto urbanista Gustavo Santiago (PPG-AU/UFBA) e, como convidada, recebemos a arquiteta urbanista Raquel Freire (UNB). A mesa contou com a mediação da graduanda em arquitetura e urbanismo Paula Milena (FAUFBA).

​

Mesa Redonda: Imaginar aprendizagens emancipatórias: As exepriências dos cursos de extensão no SLS. 

Essa mesa contou com a presença da professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Gabriela Leandro que dividiu o espaço da conversa com Renata Segatto (PPG-AU/UFBA); Vitória Maria Matos (FAUFBA) e Mariana Pardo (PPG-USP).

​

[2021]  Diálogos Territórios de Negr@s

​

Iniciativa do Espaço Cultural Vovó Conceição pelo conhecimento das reflexões desenvolvidas por pesquisadorxs negrxs sobre seus territórios.

​

Página nas redes sociais: https://www.instagram.com/territoriosdenegrxs/

​

​

​

Atualizado em dezembro de 2021.

bottom of page