top of page

Mabel O. Wilson

Nascimento

1963

​

Biografia

Mabel. O. Wilson é bacharel em arquitetura pela University of Virginia, mestre em arquitetura pela GSAPP, da Columbia, e Ph.D. em Estudos Americanos pela New York University. Trabalha com design especulativo, instalações multimídia e projetos construídos. Um dos seus projetos em andamento é Who Builds Your Architecture  - WBYA? (Quem constrói sua arquitetura?), uma coalizão de arquitetos, ativistas, acadêmicos e educadores, que examina os vínculos entre a mão-de-obra, a arquitetura e as redes globais que se formam em torno dos edifícios. A pesquisa da WBYA? esteve em exibição no Art Institute of Chicago (20 de outubro de 2016 - 11 de junho de 2017). Em 2017 também  foi publicado o  "Who Builds Your Architecture?: A Critical Field Guide".

​

Mabel integrou uma equipe juntamente com Höweler e Yoon, elaborando desenhos para o Memorial da Universidade da Virgínia em homenagem aos trabalhadores afro-americanos escravizados. Ela tem sido finalista em muitas competições para várias instituições culturais importantes, incluindo o Memorial do Burial Ground de Lower Manhattan e o Museu Nacional Smithsoniano de História e Cultura Afro-Americana em parceria com Diller Scofido e Renfro.

​

Seu trabalho multimídia, (a)way station, está na coleção do SFMoMA.  O Instituto de Arte de Chicago, a Bienal de Design de Istambul, o Centro de Artes Wexner, a Trienal do Museu de Design Nacional da Cooper Hewitt, a Loja de Arte e Arquitetura e a SF Cameraworks também expuseram suas instalações e projetos. Ela foi uma das doze curadoras que contribuíram para a exposição do MoMA “Frank Lloyd Wright em 150: Desembalando a Arquitetura”. Em 2011, a United States Artists homenageou a Mabel com o prêmio Ford Fellow em arquitetura e design. Ela atua em vários conselhos consultivos, júris e painéis para organizações e instituições de arquitetura, artes e humanidades.

​

Em 2012, a University of California Press publicou seu texto Black Building: Americanos negros no mundo das feiras e museus. O historiador de arte da Universidade de Yale, Kobena Mercer, elogiou o Black Building como um “estudo altamente original do papel das feiras mundiais na criação de uma esfera pública negra [que] ilumine vividamente a transição da reconstrução para a Afro-Modernidade, com brilho de virar página”. Seus Ensaios acadêmicos apareceram em livros sobre arte, arquitetura, geografia crítica e estudos sobre memória. Revistas como Artforum, Society of Architectural Historians, Places, Eflux, Harvard Design, Elastic, ANY, Assemblage e Public publicaram seus comentários críticos e ensaios. Ministrou palestras sobre seu trabalho em universidades, organizações comunitárias e museus nos EUA, Canadá e países da Europa, América Latina e África.

​

Mabel foi autora de Begin with the Past: Building the National Museum of African American History and Culture (Começa com o passado: Construindo o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana) em 2016 para a Smithsonian Press. No mesmo ano foi nomeada como YBCA 100, uma lista anual de mentes  inspiradoras e criativas reunidas pelo Centro de Artes Yerba Buena de San Francisco. Em 2017, atuou na Comissão de Arte, Monumentos e Marcadores da prefeitura de Nova York, no mandato de Bill de Blasio.

 

Mabel atualmente ministra cursos de arquitetura e teoria arquitetônica e de história na Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, onde co-dirige o Global Africa Lab (GAL) da GSAPP, que através de métodos de design e pesquisa auxiliados por novas tecnologias e mídias, explora as topologias espaciais do continente africano e sua diáspora. Ela também atua como Diretora Associada do Instituto de Pesquisa em Estudos Afro-Americanos na Escola de Pós-Graduação de Artes e Ciências.

​

Fonte

https://www.arch.columbia.edu/faculty/34-mabel-o-wilson

http://whobuilds.org/

http://www.oah.org/lectures/lecturers/view/1909

​

Publicações

Negro Building: Black Americans in the World of Fairs and Museums

​

Begin with the Past: Building the National Museum of African American History and Culture

​

M+M / Mabel O. Wilson, "Becoming History: The Spatial Politics of the Black American Public Sphere 1895-1965"

​

Produções artísticas

​

(a)way station: the Architectural Spaces of Migration

​

Bryony Roberts and Mabel O. Wilson, Marching On: The Politics of Performance
Storefront for Art and Architecture, New York, April 14 – June 9, 2018

​

​

Vídeos

Mabelo O. Wilson: 'Other Monumentalities'

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Mabel O. Wilson, Race and Public Space Symposium

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Frank Lloyd Wright | HOW TO SEE Rosenwald School with Mabel Wilson

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

​

​

​

 


 

Pesquisador colaborador:

Isaque Santos Pinheiro

Revisão:
Vitória Maria Matos

bottom of page