top of page
Sharon Sutton

Paul Revere Williams

Nascimento

Los Angeles, Califórnia, (EUA), 1894. 

​

Falecimento

Los Angeles, Califórnia, (EUA), 1980.

​

Biografia

​

Paul R. Williams, arquiteto americano conhecido por seu domínio de uma variedade de estilos e tipos de construção e por sua influência na paisagem arquitetônica do sul da Califórnia . Em mais de 3.000 prédios ao longo de cinco décadas, principalmente dentro e nos arredores de Los Angeles , ele introduziu um senso de elegância casual que veio a definir a arquitetura da região . Seu trabalho se tornou tão popular com a realeza de Hollywood que ele era conhecido como o "arquiteto das estrelas".

​

Williams  relatou que ele era a única criança afro-americana em sua escola primária, e na Escola Politécnica ele fazia parte de uma mescla étnica. No entanto, no ensino médio, ele experimentou o primeiro sinal de adversidade quando um professor o aconselhou a não seguir carreira na arquitetura, porque teria dificuldade em atrair clientes da comunidade majoritária branca e a comunidade negra menor não poderia fornecer trabalho suficiente.

​

Suas aspirações arquitetônicas permaneceram em primeiro lugar nos seus pensamentos. Frequentou o ateliê de Los Angeles do Beaux-Arts Institute of Design (1913-1916) e foi certificado como empreiteiro em 1915. Enquanto cursava (1916-1919) um programa de engenharia arquitetônica na University of Southern California , ele fez uma série de empregos mal remunerados em várias firmas de arquitetura para aprender o máximo que pudesse.

 

Aprendeu sobre arquitetura de paisagem enquanto trabalhava com Wilbur D. Cook e teve seu primeiro gosto de projetar em uma escala palaciana na empresa de Reginald D. Johnson. De 1920 a 1922, trabalhou para John C. Austin (com quem mais tarde colaborou), voltando sua atenção para projetos de grandes edifícios públicos. Foi licenciado como arquiteto e poderia exercer seu ofício pelo Estado da Califórnia em 1921. Ganhando elogios em competições arquitetônicas e o respeito e incentivo de seus empregadores, em 1922 Williams abriu seu próprio escritório, Paul R. Williams and Associates  e se tornou o primeiro membro afro-americano da Instituto Americano de Arquitetos (AIA) em 1923. 

​

A prática inicial de Williams floresceu através de suas habilidades crescentes como projetista de pequenas casas acessíveis para novos proprietários e maiores residências históricas em estilo renascentista para clientes mais abastados em Flintridge, Windsor Square e Hancock Park. Seus projetos para propriedades suburbanas e rurais incorporaram os temas Mediterrâneo, "Revivalismo Espanhol" e "Tudor Inglês", uma mistura de estilos que atraíram fortemente os residentes da Califórnia, em meados do século. Independentemente de seus elementos estilísticos, suas casas eram impecavelmente projetadas nos mínimos detalhes,eram espaços arejadas, cheias de sol, além de graciosas.

​

Como sua reputação cresceu, sua prática se expandiu para incluir edifícios agora considerados marcos: MCA, Saks Fifth Avenue, Palm Springs Tennis Club e Golden State Mutual Life Insurance Building. As residências particulares que ele projetou para líderes em negócios e entretenimento tornaram-se lendárias: o ator Bert Lehr, os comediantes Lucille Ball e Desi Arnaz, o dançarino Bill (Bojangles) Robinson, o popular artista Frank Sinatra e as famílias empreendedoras Cord e Paley. O design residencial continuaria sendo uma parte importante de sua prática, mas as comissões comerciais, institucionais e públicas tornaram-se cada vez mais significativas, assim como seu trabalho além do sul da Califórnia, em todo o país e no mundo. Além das lojas,habitação pública, hotéis e restaurantes, ele projetou showrooms, igrejas e escolas.

​

Depois de 1950, quando o Modernismo e sua manifestação arquitetônica mais predominante, o Estilo Internacional, começaram a dominar, Williams era visto como um arquiteto de designs tradicionais - isto é, antiquados -. Seu dom de acomodar gostos ecléticos, era visto como uma desvantagem. Mas o gosto do público finalmente chegou a um ciclo completo e as casas projetadas por Williams, especialmente, estavam novamente em demanda no início do século XXI.

​

Williams escreveu uma série de artigos, notavelmente "I Am a Negro" (1937) para The American Magazine , e dois livros, "The Small Home of Tomorrow" (1945) e "New Homes for Today" (1946). Em 1953 ele foi premiado com a medalha Spingarn da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor.

​

No curso de sua carreira de cinco décadas, Williams projetou milhares de edifícios, serviu em muitas comissões municipais, estaduais e federais, foi ativo em organizações políticas e sociais, conquistando a admiração e respeito de seus pares. Ele frequentemente doou seu tempo e habilidades para projetos que acreditava promover a saúde e bem-estar dos jovens, afro-americanos no sul da Califórnia e uma sociedade maior. Em 1957, ele foi o primeiro afro-americano eleito membro do American Institute of Architects.

​

Paul R. Williams se aposentou da prática em 1973 e morreu em 1980, aos 85 anos.

Williams recebeu a Medalha de Ouro 2017 da AIA, a maior honraria anual que reconhece indivíduos cujo trabalho teve uma influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura.

​

Fonte

http://www.paulrwilliamsproject.org/about/paul-revere-williams-architect/

https://www.britannica.com/biography/Paul-R-Williams

​

Sites Relacionados

http://www.paulrwilliamsproject.org/about/paul-revere-williams-architect/

http://www.blackpast.org/aaw/williams-paul-r-1894-1980

http://www.paulrwilliamsproject.org/gallery/

 

Projetos

LAX Theme Building - Califórnia, EUA.

Paley Home - Califórnia, EUA.

First Ame Church - Califórnia, EUA.

La Concha Motel - Nevada, EUA.

Howard University - Whashington, D.C. EUA.

Hotel Nutibara - Medelim, Colombia.

 

Vídeos

​

​
 

bottom of page