ARQUITETAS E ARQUITETOS NEGROS PELO MUNDO
MAPEAMENTO DA PRESENÇA NEGRA NO CAMPO DA ARQUITETURA, URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO [2017-2021]

J. Max Bond, Jr
Nascimento
Louisville , Ky (EUA) , 1935.
Falecimento
Nova York , NY (EUA) 2009.
​
Biografia
J. Max Bond, Jr. nasceu em 1935 em Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos e possui graduação em arquitetura, recebendo seu diploma de bacharel em 1955 e mestrado em 1958 pela Harvard Graduate School of Design.
​
Com pais acadêmicos, o interesse de Bond Jr. pela arquitetura se desenvolveu cedo, enquanto passava tempo admirando o campus do Instituto Tuskegee, onde seu pai J. Max Bond Sr era reitor acadêmico. Viveu no Haiti, Afeganistão, Tunísia e Libéria por conta do trabalho de seus pais.
​
Apesar de sua formação, ele experimentou o racismo nos círculos acadêmicos e profissionais de elite em que frequentou e muitas vezes se manifestou contra isso. Apesar de ter demonstrado interesse precoce pela arquitetura, foi desencorajado pelos conselheiros de Harvard de seguir no campo por praticamente não haver arquitetos afro-americanos conhecidos. No entanto, Bond Jr. seguiu na profissão.
​
Em 1958 Bond Jr. recebeu uma bolsa Fulbright para estudar arquitetura na França e trabalhou sob a direção do famoso arquiteto André Wogenscky. Incapaz de encontrar trabalho em qualquer firma de arquitetura americana devido à sua raça, ele voltou sua produção para o exterior. Na década de 1960 se mudou para Gana, na África, onde viveu e iniciou seu trabalho projetando vários edifícios.
​
Em Gana, lecionou na Ghana University of Science and Technology e também viajou para a Tunísia, onde teve a chance de estudar projetos arquitetônicos do Norte da África. Durante seu tempo na África, Max desenvolveu interesse sobre desenvolvimento sustentável e sua crença de que a arquitetura deveria se esforçar para incorporar valores humanísticos.
​
Em 1969, Bond Jr. retornou aos Estados Unidos e mudou-se para Nova York, onde fundou e estabeleceu a firma de arquitetura Bond, Ryder e Associates, em parceria com o arquiteto Donald Ryder, que eventualmente se tornou a firma de arquitetura afro-americana de maior sucesso no país. J. Max Bond Jr. assumiu outros diversos cargos consolidando sua carreira como diretor do Architect's Renewal Committee of Harlem (ARCH); presidente da Graduate School of Architecture and Planning at Columbia University; Decano da City College of New York School of Architecture and Environmental Studies; e Comissário de Planejamento da Cidade de Nova York, além de ter sido selecionado para coordenar parte do projeto do Memorial e Museu Nacional do 11 de setembro.
​
Seu trabalho foi uma mistura deslumbrante e variada de estilos. Alguns de seus principais projetos foram o Birmingham Civil Rights Institute, o Martin Luther King Jr. Center for Social Change and Memorial em Atlanta, o Schomburg Center for Research in Black Culture no Harlem, o Studio Museum no Harlem, planos para a National University of Science and Technology em Zimbaue, o Munto Dance Theater em Chicago, entre outros.
​
J. Max Bond Jr. lecionou em vários locais, incluindo a Columbia University e o City College de Nova York. Recebeu inúmeros prêmios, reconhecimentos e títulos honoríficos ao longo de sua vida. Seu interesse sempre incluiu encorajar estudantes negros na busca por arquitetura e rompimento de barreiras profissionais e acadêmicas.
​
J. Max Bond morreu de câncer, em 18 de fevereiro de 2009, com a idade de 73 anos. Em 2011, o Conselho de Curadores do City College de Nova York aprovou a criação de um novo centro a ser localizado dentro da Spitzer School of Architecture, em homenagem ao proeminente arquiteto.
​
Fonte:
http://ssa.ccny.cuny.edu/programs-centers/j-max-bond-center/jmbc-about/j-max-bond-biography/
https://www.britannica.com/biography/J-Max-Bond-Jr
http://www.blackpast.org/aah/bond-j-max-1935-2009
http://www.nytimes.com/2009/02/19/arts/design/19bond.html
​
Projetos
Biblioteca Regional de Bolgatanga
Audubon Biomedical Science and Technology Park - Upper Manhattan
Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra
Museu dos Direitos Civis em Birmingham
Centro Martin Luther King Jr. para Mudança Social e Memorial
Teatro de Dança Munto em Chicago
Sede da Harlem Children's Zone
​​
Links Relacionados
http://www.columbia.edu/cu/lweb/archival/collections/ldpd_8641981/
https://www.nytimes.com/1990/10/21/realestate/minority-firm-joins-davis-brody-architects.html
http://www.grahamfoundation.org/grantees/5782-bond-race-and-the-modern-city
​
Vídeo
Max Bond, Multiculturalism, and Social Equity in the Built Environment
​