ARQUITETAS E ARQUITETOS NEGROS PELO MUNDO
MAPEAMENTO DA PRESENÇA NEGRA NO CAMPO DA ARQUITETURA, URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO [2017-2021]

Kunle Adeyemi
Nascimento
7 de abril de 1976, Nigéria.
Biografia
​
Kunlé Adeyemi é arquiteto, designer e pesquisador urbano. Fundador e diretor da NLÉ e Aga Khan Design Critic em Arquitetura na Harvard University Graduate School of Design. Seus trabalhos notáveis incluem o 'Makoko Floating School', um inovador protótipo estrutura flutuante localizado no coração da lagoa de Lagos, na Nigéria. Este aclamado projeto faz parte de um extenso projeto de pesquisa o “African Water Cities” sendo desenvolvido pela NLÉ uma prática de arquitetura, design e urbanismo fundada por Adeyemi em 2010, com foco no desenvolvimento de cidades e comunidades. A NLÉ lançou recentemente o MFS II: uma nova e melhorada interação da Escola Flutuante Makoko na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura – Na Bienal de Veneza, pela qual recebeu o Prêmio Leão de Prata. Outros projetos incluem o Chicoco Radio Media Center: um edifício comunitário em Port Harcourt, Nigéria, ROCK - Lakefront Kiosk em Chicago- EUA, a sede da CDL em Lagos - Nigéria e Serpentine Summer House no Royal Kensington Gardens em Londres-Reino Unido. Projetou também, móveis entre muitas outras coisas, além de se interessar em explora todas as possibilidades sociais e culturais que contribuem para o urbanismo.
​
No mesmo ano, foi diretor criativo da Lagos Photo - a primeira exposição contemporânea de fotografia pública da Nigéria realizada pela African Artist's Foundation em um espaço público. Foto de Lagos foi uma intervenção urbana destinada a inspirar e escurecer sobre Lagos e outras cidades africanas. Nesse contexto teve seu artigo "A Arquitectura da Fotografia" publicado no catálogo Lagos Photo 2010. Fundamental para a sua visão para as cidades em desenvolvimento é a proposta do quarto Continente Bridge & Master Plan no estado de Lagos - com OMA para Missing Link Motorway Development Company, um projeto que tem o potencial de transformar positivamente a vida diária de milhões de pessoas em uma das cidades mais populosas e desafiadoras do mundo.
​
Antes de fundar a NLÉ, Adeyemi trabalhou na OMA- Office for Metropolitan Architecture, onde liderou o desenvolvimento e a execução de projetos de alto perfil, como a torre da Bolsa de Valores de Shenzhen na China, a sede da Fundação Qatar, a Biblioteca Nacional do Qatar e a Prada Transformer em Seul. Juntamente com sua prática profissional, Adeyemi é um palestrante internacional e líder de pensamento.
​
Lecionou na Universidade de Cornell e foi professor associado adjunto na Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia, em Nova York, pesquisando arquitetura e soluções urbanas que estão mais próximas das necessidades sociais, ambientais e econômicas. Atuou como jurado do prêmio AIA 2014 e do Prêmio Internacional 2016 RIBA. Foi vencedor de múltiplos prêmios e possui um doutorado honorário em Arquitetura pela Universidade de Hasselt, na Bélgica.
​
Kunlé Adeyemi é Crítico de Design na Aga Khan na faculdade de Arquitetura de Harvard University Graduate School of Design. Anteriormente, foi professor associado adjunto na Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação de Columbia, Gensler Visiting Critic em 2015 e Baird Visiting Critic em 2014 na Universidade Cornell em Ithaca - Nova York, lecionando e pesquisando no programa 'Water & The City'. Em 2011 a 2012 foi professor Visiting Distinguished Callison na Universidade de Washington, além de pesquisar sobre "A Cidade Moderna na Era da Globalização Chandigarh - a primeira cidade moderna planejada da Índia”. Sua principal área de interesse acadêmico é o desenvolvimento de cidades do sul global. Ele buscou e desenvolveu essa questão por meio de vários trabalhos de pesquisa e oportunidades de estudo. Eles incluem um diploma pós-profissional da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, onde com Peter Eisenman investigou a rápida urbanização e o papel das economias de mercado nas cidades em desenvolvimento do Sul global, com foco em Lagos.
​
Adeyemi foi um dos 5 membros do Conselho Consultivo Internacional para a Capital Mundial do Design em 2014, apresentado pela Cidade do Cabo, na África do Sul. O evento de design internacional tem como foco a oportunidade para identificar, nutrir e promover projetos que oferecem evidências tangíveis de como o design pode melhorar vidas, dentro do contexto exclusivamente sul- africano e africano.
​
O texto importante de sua trajetória é o 'Urban Crawl' publicado no Log Journal, é uma exposição crítica sobre arquitetura e urbanismo em megacidades emergentes do sul global, que também desvenda as complexas condições urbanas e mecanismos operacionais de tais cidades, seus conhecimentos e opiniões nesta área são muito procurados.Em consequência disto foi frequentemente convidado para atuar como palestrante e crítico visitante em instituições de prestígio como o Guggenheim New York, Universidade de Harvard, MIT, Cooper Union, a Escola de Estudos Orientais e Africanos, a Architectural Association em Londres, ETH em Zurique, Chandigarh College. de Arquitetura na Índia e Universidade Técnica de Delft na Holanda.
​
Todo o conhecimento e experiência do arquiteto sustentam sua nova prática arquitetônica, criativa e urbanística para a África, regiões em desenvolvimento e ambientes urbanos / rurais complexos em todo o mundo. O objetivo geral de sua prática é colmatar lacunas críticas em Infra-estrutura e desenvolvimento urbano, criando redes coerentes e intercâmbios globais, que trabalham para as pessoas. O escopo da prática não se limita à arquitetura, mas também a experiência.
​
Fonte
​
http://www.nleworks.com/team-member/kunle-adeyemi/ Projetos: https://www.archdaily.com.br/br/757004/como-kunle-adeyemi-envolve-as-especificidades-locais-num-efeito-global
Projetos
​
Bloomsbury Waterfront Development
​
Vídeos
AD Interviews: Kunlé Adeyemi / NLÉ
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Kunlé Adeyemi, “Seven Desimer Factors”
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Urban Age Shaping Cities: Kunlé Adeyemi - The social potential of architecture
​
​
​
​
​
​