top of page

Luyanda Mpahlwa

Nascimento

Mthatha - África do Sul, 1958

​

Biografia

​

Luyanda Mpahlwa tem seu período de formação muito conturbado. Iniciou seus estudos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Natal Technikon, em Durban - África do Sul - no ano de 1978, porém concluiu sua formação somente quando saiu da prisão de Robben Island, onde cumpriu pena de 5 anos, entre 1982 e 1986, pelas suas atividades políticas anti-apartheid (regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul). Foi para o exílio na Alemanha através da assistência da Anistia Internacional,  onde passou 15 anos em Berlim e completou seu curso em Arquitetura na Universidade Técnica de Berlim (TU-Berlim) em 1997.

​

Iniciou sua carreira como arquiteto no escritório Pysall & Ruge Architetekten, na Alemanha em 1997, além de trabalhar como free-lance em Berlim por 3 anos. Com as mudanças políticas e a transferência da capital alemã de Bonn para  Berlim, foi apresentado à administração da embaixada e tornou-se o arquiteto local escolhido para o projeto das embaixadas nórdicas.

 

Em 2000, mudou-se de volta para a África do Sul e se estabeleceu na Cidade do Cabo, na qual se associou com o MMA Studio Architects, no qual foi diretor e sócio por 12 anos, onde desenvolveu um espaço dinâmico e criativo para arquitetura e design de interiores.

A experiência de Luyanda com as embaixadas em Berlin, levou o escritório MMA Architects, a receber o contrato para o projeto da Embaixada da África do Sul na Alemanha, concluído em 2003, o qual foi o arquiteto coordenador. Pelo projeto, Luyanda recebeu o Prêmio de Excelência do Instituto Sul-Africano de Arquitetura. Suas produções expressam esteticamente o design contemporâneo, influenciado por fortes referências à cultura e tradição africanas.

​

De 2004 a 2008, participou como Examinador Externo de Teses em várias Universidades, UCT, UKZN, WITS e NMMU e também atuou no Comitê Consultivo da Cape Peninsula University of Technology - CPUTe no Conselho da University of Cape Town - UCT.  De 2005 a 2010, atuou na equipe técnica do Comitê Organizador da Copa do Mundo na África do Sul em caráter consultivo, além de fornecer gerenciamento de projetos de supervisão para a construção de todos os estádios construídos para o evento. Em meio a esse panorama, no ano de 2008 foi ganhador em primeiro lugar do Prêmio de Design de Curry Stone dos EUA pelo projeto Sandbag 10x10 Design Indaba, casa de baixo custo em Mitchells Plein, Cidade do Cabo. Trabalhou desde 2011 como membro do Comitê de Licitação para a iniciativa Cape Town World Design Capital 2014. Por fim participou da cerimônia de premiação em Taipei, onde o International Centre for Settlement of Investment Disputes - ICSID  concedeu à Cidade do Cabo a designação, World Design Capital 2014.

 

Atualmente tem participando de várias conferências locais e internacionais de Arquitetura e Design nos EUA; Alemanha, Holanda, Índia e no continente africano. É diretor da Luyanda Mpahlwa DesignSpaceAfrica, empresa de arquitetura e design a qual fundou em 2009. Além de ser membro de órgãos profissionais sul-africanos como o: SACAP; SAIA; CiFA; UDISA e o SABTACO. Segue trabalhando no Conselho da Universidade Walter Sisulu e no Conselho do Museu da Ilha Robben. Luyanda foi premiado com um doutorado honorário em Ciência e Tecnologia da Universidade Walter Sisulu, por sua contribuição e pensamento crítico sobre tecnologias inovadoras e design para a mudança social, além de ser nomeado pelo ICSID para o painel da World Design Capital 2018.

​

Fontes:

http://www.designspaceafrica.com/

https://www.artefacts.co.za/main/Buildings/archframes.php?archid=4632

 

Currículo:

https://www.linkedin.com/in/luyanda-mpahlwa-55400160/?trk=public-profile-join-page#experience-section

​

Projetos

Nike Football Training Centre in Soweto

Design Indaba 10 x 10 Sandbag housing, Mitchell's Plein

CPUT Mechanical Engineering

South African Embassy - Addis Ababa

EcoBeam Showhouse Abu Dhabi

​

​

Publicações

Link para as publicações disponibilizadas pelo arquiteto em seu site.

http://www.designspaceafrica.com/publications/

​

Pesquisador colaborador:

Isaque Santos Pinheiro

Revisão:
Vitória Maria Matos

bottom of page