ARQUITETAS E ARQUITETOS NEGROS PELO MUNDO
MAPEAMENTO DA PRESENÇA NEGRA NO CAMPO DA ARQUITETURA, URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO [2017-2021]

Mpho Matsipa
Nascimento
África do Sul
​
Biografia
​
Mpho Matsipa é professora e pesquisadora que divide seu tempo entre a WiSER e a Wits School of Architecture and Planning, e uma bolsa de pesquisa Andrew Mellon sobre Mobilidades, Temporalidades e Futuros Políticos Africanos, alojada no Centro Africano para Estudos de Sociedade e Migração, ambos na África do Sul. Realizou seu curso de graduação em Arquitetura na Universidade da Cidade do Cabo, formando-se com distinção em design. Ne sequencia, Mpho recebeu uma Bolsa Fulbright e, mais tarde, conquistou o Carnegie Grant como estudante de pós-graduação na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Sua tese de doutorado em Arquitetura, na Universidade da Califórnia, Berkeley, intitula-se The Order of Appearances. Nela explorou as geografias emaranhadas da informalidade urbana, do "redesenvolvimento" urbano e das políticas de raça, gênero e estética no centro da cidade de Joanesburgo.
Trabalhou como curadora do Studio X-Johannesburg, uma plataforma de pesquisa criativa que explora imaginários alternativos da cidade, com um foco particular no futuro da conexão global, atos individuais e coletivos de agência e colaboração produtiva. Diante das narrativas oficiais de urbanização apocalíptica e crise global, Studio-X Johannesburg cultivou encontros entre pesquisadores, urbanistas, teóricos, cineastas, artistas, ativistas, arquitetos e formuladores de políticas, para explorar e dar expressão às visões urbanas criativas, emergentes e práticas do futuro.
​
Mpho escreveu ensaios críticos e resenhas sobre arte pública, cultura e espaço para a Art South Africa, a Architectural Review e a Tese 11. Trabalhou como arquiteta e foi selecionada em duas prestigiadas competições nacionais de design. Foi curadora de várias exposições, incluindo o Pavilhão da África do Sul na 11ª Exposição Internacional de Arquitetura, Bienal de Veneza em 2008; “Africans Mobilities" no Museu de Arquitetura, Pinakothek der Modern em Munique (2018); série de podcasts African Mobilities 2.0 (2020) e Studio-X Johannesburg, África do Sul (2014-2016).
Fonte
https://www.arch.columbia.edu/faculty/179-mpho-matsipa
​https://loebfellowship.gsd.harvard.edu/fellows-alumni/fellows-search/mphomatsipa/
​
Publicações
Street Values: Johannesburg’s spatial agentes
​
Vídeos
​
The Power of… Architecture & City-Making (Trailer)
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Other Desires: The African City, Introduction and Panel 1: Deep Histories of Modernity
​