top of page
Robert P. Madison.jfif

Robert P. Madison

Nascimento

Cleveland, Ohio, em 1923

 

​

Biografia

​

Robert P. Madison, bisneto de pessoas escravizadas, tornou-se o primeiro arquiteto negro de Ohio registrado em 1950. Teve pouca chance de sair da pobreza durante a década de 1940 de Jim Crow America. O arquiteto dedica grande parte de seu sucesso a sua mãe que provou ser a verdadeira motivação para Madison. Enquanto alimentava a busca de seu objetivo de se tornar um arquiteto, ela o preparou em 1940, para a dura realidade que enfrentaria profissionalmente. Ele foi estimulado pela noção de que o mundo não estava pronto para um arquiteto negro na época, o que o ajudou a conquistar uma vida inteira de realizações além de seu campo.

 

Graduou-se em arquitetura na Harvard's Graduate School of Design, apesar de sua formação achou, inicialmente, dificuldades em encontrar trabalho depois da faculdade.  Foi obrigado a suspender  a continuação de seus estudos para servir no exército durante a Segunda Guerra Mundial. Com seu retorno conclui mestrado, também na Harvard, no qual foi presidente de sua turma, mas ainda assim encontrou poucas oportunidades disponíveis para arquitetos negros em meados da década de 1940; fez também B.A. em arquitetura na Case Western Reserve University, em M.A - Ohio. Estudou, por fim, na L'Ecole des Beaux Arts em Paris, França, em desenho urbano e concreto protendido como bolsista Fulbright.

 

O impacto de Madison nos Estados Unidos se estende por mais de cinco décadas, servindo nas forças armadas e como palestrante convidado internacional antes de liderar projetos de arquitetura em todo o mundo. Ele começou como um herói de guerra condecorado durante a Segunda Guerra Mundial, servindo na 92ª Divisão de Infantaria do Negro, conhecida como os Soldados Búfalo. Durante o segundo mandato do Presidente Richard Nixon, ele acompanhou a delegação americana falando em toda a China, compartilhando suas perspectivas sobre o impacto da arquitetura no desenvolvimento local.

 

Perseverou apesar do racismo para deixar de ser funcionário público (public housing)  e fundar a primeira empresa de arquitetura de propriedade afro-americana no estado de Ohio e apenas a décima nos Estados Unidos, em 17 de julho de 1954. Teve empreendimento com rápida ascensão do mercado, devido sua vitória em licitações para projetar grandes projetos cívicos, incluindo edifícios públicos, museus e aeroportos.

 

Entre os projetos mais importantes executados pelo arquiteto estão a Embaixada dos EUA em Dakar, no Senegal, as instalações de ensino de engenharia e ensino nuclear da Universidade Tuskegee; o escritório do governo do estado State of Ohio Computer Center, em Columbus e o conjunto habitacional 220-unit em Detroit. Em Cleveland, trabalhou com I.M. Pei para projetar o Roll Hall da Fame and Museum. Desempenhou um papel similar no projeto do Cleveland Browns Stadium, agora FirstEnergy Stadium, The Q e outros marcos locais, além de projetar as estações de ônibus na Euclid Avenue Health Line.

 

Em 2015, a instituição de assuntos urbanos Maxine Goodman Levin College of Urban Affairs da Cleveland State University, saudou a carreira de 60 anos de Madison com um Prêmio em Tributo ao serviço público prestado por ele na cidade. Foi o 27º vencedor do prêmio, inaugurado em 1985. Sua história foi contada no documentário “Deeds Not Words” do cineasta Derek Morton. Sua empresa atualmente é gerida por sua sobrinha Sandra Madison, AIA e é uma das mais influentes do estado de Ohio.

 

Fonte

https://afro.com/film-robert-p-madison-trailblazing-black-cleveland-architect/

http://www.rpmadison.com/

http://www.thehistorymakers.org/biography/robert-p-madison-38

https://www.cleveland.com/architecture/index.ssf/2015/01/pioneering_architect_robert_p.html

​

Projetos

​

Roll Hall da Fama

​

FirstEnergy Stadium

​

Euclid Avenue Health Line

 

Vídeos

​

Robert P. Madison, first registered black architect in Ohio

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Architect - Robert Madison

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Documentary Deeds Not Words – Trailer

​

Pesquisador colaborador:
Isaque Santos Pinheiro

Revisão:
Vitória Maria Matos

bottom of page